Aumento

Energia elétrica será reajustada dia 22

Aneel autoriza CEEE-D a atualizar o serviço de fornecimento a 1,7 milhão de unidades no RS; média para o consumidor será de 7,35%

Carlos Queiroz -

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (13), durante reunião pública, o reajuste tarifário da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D). A empresa atende 1.716.054 unidades consumidoras no Rio Grande do Sul. O reajuste entrará em vigor a partir de 22 deste mês. Para o consumidor, a média será de 7,35%.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considerou a variação de custos associados à prestação do serviço. No caso da CEEE-D, dois itens impactaram o processo de reajuste: o aumento dos custos de aquisição de energia motivado pela alta do dólar, que influencia o valor da energia de Itaipu, e o reajuste das tarifas da energia das usinas cotistas. Os encargos setoriais foram o segundo fator de maior relevância na definição do índice tarifário da distribuidora gaúcha, cerca de 3%.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (maior ou igual a 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (industrial, comercial, serviços e outras atividades, Poder Público, serviço público e consumo próprio); e B4 (iluminação pública).

Os índices que serão aplicados às contas de luz
→ Consumidores residenciais B1: 8,3%
→ Baixa tensão em média: 8,32%
→ Alta tensão em média (indústrias): 5,24%
→ Efeito Médio para o consumidor: 7,35%

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Gabarito do Enem já está disponível Anterior

Gabarito do Enem já está disponível

Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos Próximo

Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos

Deixe seu comentário